Estamos agora divulgando o projeto de aprendizagem do curso Introdução a Educação digital 40hs, que estou participando no NTE Marco Zero.
É! Para quem está pensando que o curso era outro, na verdade estou participando de dois cursos do eproinfo: Introdução a Educação Digital 40horas, e o Tecnologias na Educação-ensinando e aprendendo com as TICs 100horas .
Mas esta página do blog vai ser para divulgar minhas atividades do Introdução a Educação Digital. Vamos divulgar primeiramente o Projeto Integrado de Aprendizagem. Aqui vou postar os avanços do projeto que estamos desenvolvendo.
Como nossos estudos e apreciação de vídeos nos reportaram a questão dos cuidados que precisamos ter com o uso da internet, já que nossas crianças e adolescentes estão cada vez mais cedo tendo acesso a esse ambiente, decidimos em grupo desenvolver nosso projeto dentro dessa temática.
Assim, está aqui nosso projeto integrado de aprendizagem.
PROJETO INTERADO DE APRENDIZAGEM
O uso responsável da internet na escola: um alerta para os perigos da web.
Estrutura Curricular: Modalidade / Nível de Ensino: fundamental II
Disciplinas envolvidas diretamente na execução do projeto: Língua Portuguesa e Literatura, Artes, Ciências e Religião.
Disciplinas envolvidas indiretamente: todas as demais.
Série/ano: 7º ano (6ª série)
Nome dos autores da proposta: Elizabeth Miranda dos Santos, José Heleno Prestes Vanzeler, Nelson Pantoja Furtado e Rachel da Silva Bezerra.
1. Justificativa:
Pesquisar na internet, conhecer os sites adequados, desenvolver estratégias para localizar informações sobre os temas acerca dos quais se deseja saber, traduz-se em um aspecto importantíssimo na formação dos alunos. Orientá-los a pesquisar na internet de forma responsável tem como propósito despertar-lhes, desde pequenos, o gosto pela leitura e pelo saber, e principalmente a sua formação ética e moral.
É de suma importância que as crianças possam utilizar as maravilhas do mundo virtual, dando-lhes asas à imaginação, ampliando o universo da curiosidade, porém, é de fundamental importância alertá-las dos perigos que se pode correr com o mau uso da internet. É preciso que se tenha muito zelo para que nossas crianças não sejam vítimas dos crimes virtuais, mormente do uso da imagem.
A proposta desse projeto é aliar o trabalho escolar com pesquisas na internet, utilizando-se sites confiáveis e educativos com temas que despertem a curiosidade das crianças e possibilitem-lhes variados encontros com as mais diversas culturas em contexto de estudo e busca de informações.
Para a escola, esse projeto é um instrumento que possibilita tornar comum aos professores e aos alunos o hábito de utilizar a internet para suas pesquisas de forma consciente, responsável e inteligente, além de fortalecer os princípios éticos e morais na formação de cidadãos.
2. Objetivos:
Ao completar a atividade o aluno será capaz de:
· Utilizar a internet e redes sociais com critérios de responsabilidade e ética estabelecidos;
· Identificar um leque de possibilidades existentes no uso das tecnologias e da internet em prol do conhecimento e do desenvolvimento sociocultural;
· Identificar os principais ricos do mau uso da rede mundial de computadores se não forem obedecidos alguns limites de segurança.
3. Duração das atividades:
01 (um) mês ou 10(dez) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: tempestade de idéias sobre uso de tecnologias e internet.
4. Estratégias e recursos da aula:
4.1. Primeira etapa:
No primeiro momento, a turma escolhida para o desenvolvimento do projeto deve ser informada da temática do projeto que será desenvolvido com ela, bem como de suas etapas.
Distribuir um questionário subjetivo indagando a forma como as tecnologias e a internet estão sendo utilizadas pelos alunos.
A partir da dinâmica “tempestade de idéias” (um sol que tem o tema central do projeto (perigos na internet) no seu miolo, e os raios do sol serão preenchidos com palavras que os alunos irão relacionando com a temática proposta). Na sequência, realiza-se o debate onde os educandos irão expor sobre as palavras incluídas nos raios do sol da dinâmica.
É importante que o professor faça o registro do debate, com áudio, vídeo e/ou registro escrito.
4.2. Segunda etapa:
Nesta etapa, propõe-se a apreciação de vídeos relacionados com o uso indevido das tecnologias e internet, a exemplo de “criança – a alma do negócio”, e “Viciado em World of Warcraft”, (ambos encontrados no site youtube).
Após a apreciação dos vídeos, os alunos irão, em grupo, levantar um problema a ser resolvido por eles sobre os perigos no uso irresponsável das tecnologias e internet. Os professores facilitadores deverão fomentar questionamentos referentes às redes sociais, cyberbullying, uso de celulares em sala de aula e na escola.
Iniciar registro em forma de diário de bordo, das dificuldades, resoluções, e avanços do grupo.
4.3 Terceira etapa:
Realização de pesquisa na internet em busca de material para subsidiar possíveis soluções ao problema levantado nos grupos.
A pesquisa deve ser dirigida a sites propostos pelos professores envolvidos no projeto, que, no decorrer das etapas anteriores, já devem ir listando endereços na internet que poderão ser acessados pelos educandos.
Neste momento é interessante esclarecer aos alunos a importância de citar as fontes do material utilizado, coletado durante as pesquisas, ressaltando que não é correto apropriar-se de produções (ideias) alheias sem citar os seus criadores (plágio).
4.4 Quarta etapa:
Criação do blog do projeto, para postagem das produções da turma e mídias relacionadas.
Os grupos produzirão textos com suas descobertas, que serão postados no blog do projeto. Os educando acessarão o blog e comentarão as produções dos outros grupos.
4.5 Quinta etapa:
Produção de uma cartilha sobre o uso responsável das tecnologias e internet.
Divulgação do projeto:
· Com palestras nas demais turmas da escola com distribuição das cartilhas;
· Com compartilhamento do link do blog nas redes sociais;
· Divulgação através da rádio da escola;
· Divulgação com cartazes nos murais da escola.
5. Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
· Computadores do laboratório de informática com os seguintes aplicativos: editor de texto, editor de apresentação eletrônica, editor de vídeo, e outros;
· Projetor;
· Tela de projeção;
· Caixa de som;
· Câmera fotográfica/ filmadora;
· Quadro magnético e pincel;
· Vídeos
· Criador de apresentações eletrônicas;
· Editor de texto;
· Aparelho reprodutor de DVD;
· Rádio da escola;
· Internet;
· 01 (uma) resma de papel A4 (cópias das cartilhas);
· Aparelhos celular com internet (dos próprios alunos);
· Editor de vídeo e áudio.
6. Resultados esperados:
Espera-se que, ao final do projeto, todos os alunos saibam e possam utilizar a internet tanto da escola, como de sua casa ou do seu celular, porém, de forma responsável, ética e segura, tendo nela um importantíssimo instrumento de pesquisa para auxiliá-lo na sua formação escolar, profissional e cidadã, despertando a consciência para os perigos do mau uso da internet.
7. Formas de avaliação:
A avaliação deverá ocorrer constantemente, durante o processo de ensino e aprendizagem, na execução das etapas do projeto, levando-se em consideração a participação dos alunos nas atividades propostas.
Quanto ao uso consciente da internet por parte dos alunos, trata-se de formação do caráter do educando o que deve ser orientado por todos os professores e principalmente pela família.
8. REFERENCIA:
1. COMO ENSINAR POR MEIO DA PESQUISA: 5 etapas da boa investigação. São Paulo: Revista Nova Escola, n. 237, nov. 2010.
2. Ebiefung, Aniekan. Uso Responsável da Internet na Educação: Questões relativas à avaliação, Citation, Copyright e Fair Use de Materiais Web, 2002.
3. Guia para o uso responsável da internet 3.0, acessível em: http://www.internetresponsavel.com.br
4. KLISYS, Adriana. Mergulhando no universo marinho. In: Ciência, Arte e Jogo: Projetos e atividades lúdicas na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2010. Cap. 1, p. 74-86.
5. “Professores e crianças nos discursos: a construção de textos escritos”, de Marina Pascucci e Franca Rossi. In: “Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola”, de Clotilde Pontecorvo, Anna Maria Ajello e Cristina Zucchermaglio. Porto Alegre, Artmed, 2005.
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